23 de outubro de 2010

Entrevista - Feijão Hardcore Pride

Pode parecer estranho eu estar postando essa entrevista aqui, pelo fato do Feijão fazer parte do Day by Day, porem, essa é mais uma entrevista que eu tinha guardada e não faz sentido eu deixar ela cair no esquecimento. Pra quem não conhece a figura, o Feijão é o cara que começou com o zine Kaos e hoje responde pela Hardcore Pride produções, responsável por boa parte do que acontece na cena hardcore de piracicaba. Eu já tive a oportunidade de tocar em um festival organizado por ele e posso dizer que a tempos não via uma banda ser tratada com tanto respeito e honestidade. Acho importante darmos ênfase não somente nas bandas mas também nas pessoas que colaboram para que a cena não pare nunca de andar, e o Feijão é um cara que entra nesse grupo.

Nueva Etica (Argentina) - 31/05/2008

Salve Feijão, obrigado por conceder essa entrevista. Para começar fale um pouco sobre como surgiu o seu envolvimento com o hardcore e como isso influenciou na sua vida.

Salve Buneco, primeiramente valeu pelo espaço mano! Vou ser meio breve nesse resposta, porque se eu começar detalhar vai ficar muito grande. Meu envolvimento com o hardcore se deu com o skate/punk por volta de 2003/2004.  Eu andava de skate e então comecei ouvir punk 77 e crossover oitentista, logo após foi natural o envolvimento com o hardcore. Posso dizer que já no punk comecei expandir e dissenir muitas idéias que eu já tinha perante à conceitos e ideologias no qual só contribuiu para a minha formação social, e com certeza no meu caráter. Então no hardcore aperfeiçoei essas idéias e comecei enxergar mais a realidade, abandonei algumas que notei serem utópicas e comecei a ter mais atitude em minha postura no cotidiano.

Como surgiu a idéia de criar a Hardcore Pride?

Desde que inicei na cena punk/hardcore eu sempre levei muito a sério a idéia do DIY. Então já comecei ajudando vários amigos meus, que já estavam na estrada a um tempo, a produzir eventos. Em determinado ponto eu fazia já alguns shows sozinho com algumas bandas locais e também com bandas de fora para comemorar algumas datas, como por exemplo a de aniversário do zine que eu produzia. Por volta de 2006, onde meu gosto musical já era nitidamente muito maior no hardcore do que no punk comecei organizar shows que levaram o titulo de HARDCORE PRIDE FEST, aí adotei o nome pro site e não parei de fazer shows. Formamos uma equipe, os shows começaram ser mais frequentes e mais profissionais também. 

Cite algumas barreiras que ainda estão no caminho de quem organiza shows de hardcore aqui no Brasil.

Cara, trabalhar com uma cena tão underground, como é o hardcore, em um país de terceiro mundo é algo realmente muito complicado. Tudo aqui é mais caro, é tudo inácessivel. Com certeza, quem esta lendo e ja produziu um evento, sabe do que estou falando e posso dizer que pra alguem ficar nesssa por algum tempo, realmente tem que amar o que faz. As principais barreiras aqui são as questões financeiras, desde equipamentos à estrutura em geral. Conseguir apoio ou patrocinios para eventos desse tipo, é uma missão bem dificil.

Em São Paulo sempre falaram muito bem dos shows de piracicaba, mas eu gostaria de saber de você que vive isso todo dia, como é a cena de Piracicaba?

Em Piraciaba criou-se uma cultura na cena, isso antes mesmo da HARDCORE PRIDE estar na ativa, nós só firmamos ela. Acho que o diferencial daqui, além do compromisso com os eventos, é a respectividade do publico, apesar de não ser numeroso, é um público fiel e que sempre vai se reciclando, ou seja, entra alguns e sai outros, mais sempre tem os que estão ali dando suporte, apoiando a cena e principalmente agitando nos shows. Então o que rola é que toda banda que toca pela primeira vez aqui e ve a molecada se matando, a banda pira! Sem falar na estrutura de som e organização que já citei. É tudo questão de responsabilidade e compromisso com o hardcore.


Dentre os muitos shows que a Hardcore Pride organizou, tem algum que na sua opinião se destaca, tanto de maneira positiva como de maneira negativa?

Piracicaba já viu shows fodas demais. Porém os que levaram o nome mesmo da HARDCORE PRIDE foram: NO TURNING BACK (Holanda), NUEVA ETICA (Argentina) e CONFRONTO (Rio de Janeiro) com certeza. Porém estive envolvido diretamente na produção do 25 TA LIFE (NY/EUA), THROWDOWN (EUA) e TERROR (LOS ANGELES/EUA) & BORN FROM PAIN (Holanda), que foram fudidos! Lado negativo em termos de desentendimentos foram poucos. Eu considero negativo quando um evento não dá certo e rola prejuízo, o que já aconteceu diversas vezes. Porém sempre tentamos ver se erramos em alguma coisa e tentar fazer diferente no próximo show. Mas ainda assim, prefiro ficar com as lembraças positivas. PMA!

Antes da Hardcore Pride, você escrevia o Zine Kaos, você ainda pensa em voltar a escrever zines?

Eu sempre penso em voltar a escrever, to vendo muitos amigos meus voltando a ativa com zines, como você por exemplo, mas o complicado é tempo. Estudo e trabalho muito, fora organização de eventos, excursões, alimentar sites e por aí vai. Acho que  já colaboro muito para o hardcore então não me sinto "tão culpado" se eu não voltar a escrever, rs. Mas com certeza, um dia, quando estiver mais tranquilo, por que não?



Quais são os próximos planos para a Hardcore Pride?

Talvez a HARDCORE PRIDE esteja próxima do final dos seus principais capitulos (ou não). Eu estou indo morar nos EUA ano que vem e ainda estou pensando em como vou administrar as coisas. Tem um pessoal se movimentando por aqui e isso me deixa muito feliz. Piracicaba tem um forte nome, o pessoal não pode deixar se perder isso. Gostaria de a VERDURADA que vem rolando, todas as edições foram bem legais. Mais nada impede que a HARDCORE PRIDE continue lá fora, né? Ou então meus parceiros daqui assumam o legado. Sinceramente, ainda não sei como vai ser, preciso conversar com muita gente ainda. Por hora, vou fazer mais alguns eventos pra fechar o ciclo!

Cite algumas bandas da nossa cena atual que lhe agradam

Ao mesmo tempo que perdemos ótimas bandas, surgiram outras muito boas. Vou destacar as que apareceram ultimamente e que eu mais gosto: Clearview, Still Strong, Corleone, Final Round, Crossfire, Norte Cartel, Your Fall, Future Waves. Aqui do Interior o Again vem se destacando, e não posso de deixar de citar os locais do Integrità

Obrigado mais uma vez Feijão, este espaço fica livre para você deixar uma mensagem a que está lendo esta entrevista.

Buneco, sem palavras pela iniciativa, mais uma né? rs rs. Você é um dos cara que conheci ultimamente que mais vem divulgando o hardcore, pelo menos na internet, rs. Boa sorte com esse novo trampo e muito obrigado pelo espaço. Aproveito pra deixar um salve pra todo mundo  que corre comigo e que faz o hardcore acontecer nesse país. Pra fechar, o segredo do sucesso está resumido em algumas palavras: HUMILDADE, RESPEITO e COMPROMISSO, feito isso é só partir pro reconhecimento (leia-se abraço). É nois, STAY TRUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário