22 de novembro de 2010

Entrevista - Straight Opposition

Diretamente da Itália surgiu um dos melhores álbuns de 2010! Fury Stands Unbeaten é com certeza o auge dos representantes do Pescara Hardcore, o Straight Opposition, espere um hardcore entre a nova e a velha escola, com afinação mais baixa, porém sem perder a influência old school de bandas como Slapshot. São pouco mais de 16min de de um som intenso sem misericórdia ao ouvinte e aproveitando o lançamento do álbum tive a oportunidade de enviar algumas perguntas ao selo dos caras, a Indelirium Records, que prontamente as repassou ao guitarrista Luca.




Muito obrigado pela entrevista!Só para começar, como surgiu o Straight Opposition em 2004 e como era a cena italiana na época?

Obrigado vocês por terem escolhido o Straight Opposition para a entrevista! A banda nasceu da necessidade de tocar hardcore, não as músicas sem propósito e descoladas que estão na moda, mas sim algo baseado em um sentimento verdadeiro de raiva, energia e argumentos sólidos. Já a cena na época em que a banda nasceu vivia um período de expansão, muitos caras começaram a "ser" hardcore, frequentar os shows e "apoiar" as bandas. Mas para mim esse "boom" se tornou algo negativo, pois muitos falsos entraram no movimento o forçando a cair em atitude e estratégias do mainstream, as bandas agora só pensam em se vestir do jeito "correto", a se portar no palco do jeito "correto", a tocar o que o mainstream pede e ficar no politicamente correto apenas para não parecer ofensivo... hardcore não é algo legal e amigável... é hardcore!



No Fury Stands Unbeaten a música fica entre a nova e a velha escola do que há de melhor no hardcore, quais foram as principais influências para compor o álbum?

Nós somos muito influenciados pela primeira onda do hardcore, bandas como SSD, Slapshot, DYS, primeira fase do Madball, mas também pelo período que começou nos anos 90, com o Integrity, Knuckledust, Biohazard, Turmoil, Downset, Snapcase, Helmet, 59 Times The Pain , Refused. Quando começamos a criar as novas músicas não buscamos algo específico, apenas concordamos em fazer algo rápido, arrogante e violento.

Quando eu vejo bandas brasileiras como o Paura fazendo uma tour pela Europa, com uma quantidade muito grande de shows em poucas semanas, vocês também costumam excursionar pela Europa com freqüência? E como é a recepção do público em outros países e diferentes cenas?

O Paura já se tornou uma banda de irmãos, com certeza a melhor banda de metal/hardcore com que já tocamos, muito a frente da maioria das superestimadas bandas norte-americanas e européias. E trabalharam duro no planejamento da tour para conseguir tocar tantas vezes assim. Nós excursionamos pela Europa por quatro vezes, uma delas ao lado do Paura. A recepção do público depende bastante da região em que você toca. Nós gostamos bastante de tocar no sudeste europeu, lugares como a Grécia, Turquia, Bulgária, Romênia são locais do leste em que mais gostamos de tocar pelo público em sua maioria ser mais receptivo, eles vão aos shows para realmente ver a banda, não apenas ficar para fora do local mostrando suas novas tatuagens de "keep the scene alive"...



Voltando ao Fury Stands Unbeaten, que os brasileiros podem encontrar no site da Caustic Record e realmente vale a pena escutar pela agressividade apresentada! Vocês tiveram aquele sentimento de missão cumprida após ouvir pela primeira vez os 16min de pura destruição?

Muito obrigado pelas boas palavras, nós realmente ficamos gratos por você ter gostado do álbum. Para ser 100% honesto com você, eu acho que o Fury Stands Unbeaten é um dos melhores álbuns de hardcore verdadeiro dos últimos anos, sem triggers e outros artifícios de estúdio, esse não é hardcore feito para metaleiros que estão acostumados a ouvir Meshuggah... este é um álbum para aqueles que buscam uma demonstração leal do que uma banda pode fazer, até mesmo os erros. Eu costumo ouvir sempre, pois gostei muito do que atingimos como banda nesses 16min, nossa música é verdadeira até o osso e o melhor retrato do que somos como músicos e pessoas.

Eu vi no myspace de vocês que já tocaram com o Slapshot, uma influência declarada de vocês e tantas outras bandas e pessoas envolvidas com o hardcore, qual foi o sentimento daquele show?

Para mim foi igual ao Natal quando se tem 10 anos de idade! Sua atitude intransigente e sua música é a definição do hardcore!




O Straight Opposition já fez uma tour ao lado do Paura, você conhece mais da cena brasileira? Algum plano para uma tour pela américa do sul?

Sim, nós fizemos essa tour e foi sensacional! Falando sobre bandas brasileiras eu conheço e gosto bastante de algumas sim, começando pelo Ratos de Porão, Confronto, SanguexOdioxHardcore, Garotos Podres, Cólera, Nueva Etica que é da Argentina e mais algumas... Já sobre a possibilidade de uma tour por aí, é mais que um simples desejo nosso, tem uma possibilidade para fazer isso, vamos ver...

Obrigado mais uma vez pela entrevista, espaço livre para mandar um salve para quem leu a entrevista.

Um grande abraço para quem encara o hardcore assim como nós!
Straight Opposition



Acesse: Myspace / Indelirium Records / Caustic Recordings

Nenhum comentário:

Postar um comentário