30 de abril de 2012

GUILTY

Seguindo a saga das bandas de hardcore que cresceram ouvindo metal, agora é a vez dos suecos do GUILTY! Depois de dois 7" animais desponta com uma das bandas mais promissoras do hardcore europeu, inclusive com lançamento pela Six Feet Under Records nos EUA. Metallica, Cro-Mags e Warzone se encontram no som dos caras, e pra você que gosta da proposta do Cruel Hand, escuta isso porque os suecos elevaram o nível! Um dos guitarristas da banda, Viktor, muito gente boa por sinal, topou responder algumas perguntas pro Day By Day, por intermédio de Mr.Rick Pellario (Clearview) que lançou o contato e falou a respeito da eZine pro gringo.


Muito obrigado Viktor, por topar conversar com a gente! Só pra começar, como vocês se juntaram para compor algumas pedradas?
Sem problemas mano, o prazer é meu! De verdade! Basicamente eu e o Anton (vocal) já conversávamos fazia um bom tempo sobre montar uma banda juntos. Quando minha antiga banda acabou e ele estava sem outro projeto decidimos levar adiante a ideia. Chamei o Linus (guitarra) que eu já conhecia de antes do Guilty e começamos a compor alguns riffs para as músicas e logo depois perguntamos ao Dennis (baterista) se ele estava afim de entrar em uma banda que soasse como o Cro-Mags pós-TAOQ e ele topou. Depois de todo esse processo o Martin chegou somente para nos ajudar no baixo, mas acabou ficando preso a banda.

Desde o primeiro 7", lançado pela Green Menace, dá pra perceber algumas influências animais, como Cro-Mags e Warzone misturados com uma abordagem mais metal, o objetivo realmente era esse?
É, você acertou mano! A gente gosta bastante de bandas de metal mesmo, acho que é isso que dá uma cara própria ao nosso som.


Falando sobre as seis cordas, quais suas principais influências como guitarrista?
Na verdade eu não tenho muitas influências a respeito de guitarristas. Se eu escuto um bom riff eu gosto, não importa quem esteja tocando. Eu perguntei ao Linus, que faz a maior parte dos solos, sobre alguns nomes importantes e ele citou o Ace Frehley e Jimmy Page.

No começo desse ano vocês lançaram um novo 7" pesadíssimo, com riffs cada vez mais insanos e agressivos. Como foi o processo de composição e gravação?
O processo de composição foi bem tranquilo, a gente só quis aumentar ao máximo o volume e elevar o nível de tudo. Mais solos, mais riffs, mais do vocal do Anton. Quisemos deixar mais a cara do GUILTY, não queremos parecer com uma série de outras bandas, o objetivo é fazer com que as pessoas saibam que é a gente tocando quando escutarem alguma música nossa.


Em uma entrevista aqui no blog, o Andreas do ANGERS CURSE comentou que o hardcore sueco está em um dos seus melhores momentos, você concorda?
Isso aí, a cena atual por aqui está muito boa! Nós tivemos uma espécie de um período fraco após os anos 90 com o Refused e as bandas de Umeå. Não digo que a cena sumiu após isso, definitivamente tinha alguma coisa rolando, mas isso está crescendo desde então e eu acho que também está se re-inventando. A quantidade de boas bandas por aqui é muito boa e, na maioria das vezes, tem um bom público nos shows. Mas ainda estamos na batalha com aqueles que só aparecem quando ficam muito animado com alguma banda grande pela cidade, mesmo que seja uma merda. Mas no geral... está melhorando!

Falando sobre o hardcore por aí, e daqui do Brasil e América do Sul, você conhece alguma coisa?
Nós sabemos que vocês também gostam bastante de metal, igual a gente! Conhecemos também todas as bandas dos Cavaleras e recentemente eu pirei no som do Clearview depois que um amigo me falou a respeito deles. Eu gostaria de dizer que conheço mais, especialmente por que o Brasil é um dos países que mais quero visitar! Já tenho um convite do Rick Clearview falando que eu deveria colar por aí e mano... Eu curtiria demais! Só deixar em guardar alguma grana!



Depois destes dois 7" animais, o que podemos esperar do GUILTY?
Hoje mesmo nós começamos a escrever novo material para um possível LP que lançaremos assim que estivermos com tudo pronto. A gente também tem procurado tocar bastante, o máximo possível, começando uma tour pela Europa no final do verão, então se você estiver perto de algum show nosso, é só chegar e trocar uma ideia!

Mais uma vez, obrigado Viktor! Fique a vontade pra mandar um salve pro pessoal que acompanha o blog.
Eu que deveria estar agradecendo você mano, vale mesmo por se interessar o bastante para fazer essa entrevista com a gente e também por ter se ligado no som! E uma mensagem... hrm... Prometam que assim que tocarmos no Brasil, vocês apareçam para conferir! Também deem uma olhada no http://guiltyhc.bandcamp.com se vocês não sabem quem somos. OBRIGADO!

ACESSE: Bandcamp / Myspace / Green Menace Records / Six Feet Under Records

Nenhum comentário:

Postar um comentário